Banda Black Rio

BANDA BLACK RIO

O Brasil é o país das “misturas”. E não é pra menos. O que muita gente não sabe é que foi uma banda que revolucionou o cenário musical na década de 70, misturando o samba, o funk, o soul e o jazz para criar a sua identidade.

Embarque com a gente nessa viagem no tempo que se inicia em 1976. Bem-vindos ao mundo dos grooves da Banda Black Rio!

Nesta época, a música vivía um boom nunca antes visto. O selo americano Motown trazia à tona artistas como Marvin Gaye, Jackson Five e Stevie Wonder. Em paralelo, James Brown seguia afirmando seu estilo inovador de se fazer funk. Pela primeira vez na história, a música negra chega, de forma massiva, ao grande público.

No Brasil não foi diferente. Nessa mesma década nomes como Gerson King Combo, Toni Tornado, União Black, entre outros, representavam toda a influência da música negra americana.

Pressionada por esse movimento, a gravadora WEA lança uma caça à talentos ao redor do mundo. O responsável da WEA no Brasil, André Midani toma as rédeas da estratégia e seu assistente artístico, Alcione Magalhães, indica seu irmão Oberdan Magalhães como cartada certeira.

André comprou a ideia! Surgia então, em 1976, a Banda Black Rio. E a música brasileira nunca mais foi a mesma!

Para entender o nome da banda é necessário entender que nessa época a comunidade negra do Rio de Janeiro estava em evidência e lutavam por um espaço na sociedade. Cabelos black power, vestimenta única, um estilo de caminhar cheio de swing e malemolência eram impulsionados pelas produtoras conhecidas como “equipes de som” e seus bailes blacks!

No comando dos bailes estavam: as equipes Soul Gran Prix, Cashbox, Furacão 2000, etc. Tudo isso deu peso à uma organização social e ideológica chamada movimento “Black Rio”, mundialmente conhecido.

A Banda Black Rio, aproveitou o boom do movimento black e deixou de lado a ideia de se chamar “Mr. Funk Samba” para carregar o nome do próprio movimento, o qual era um dos grandes protagonistas.

Em apenas dois meses, o “Maria Fumaça”, primeiro álbum da banda, foi gravado e lançado em 1977. Um disco incrível que mudou a história da black music no Brasil, sendo cotado como um dos 100 melhores discos da história pela revista Rolling Stones.

A banda ainda gravou o disco “Gafierira Universal” (1978) e “Saci Pererê” (1980). En 1984, com a morte de seu líder, Oberdan Magalhães, a banda adormeceu até ser retomada por seu filho, William Magalhães, no ano 2000, com o álbum intitulado “Rebirth”, seguido pelo “Movimento” (2001) e o “Supernova Samba Funk” (2011).

No próximo mês de julho a banda completa 40 anos de estrada e anuncia mais uma turnê internacional, além do novo álbum “Som das Américas”, que está a ponto de ser finalizado.

Em abril a banda esteve em Madri e a BOSSA FM teve o prazer de entrevistar o atual líder da banda William Magalhães. Muitas histórias, revelações e curiosidades.